SAúDE
Profissionais de saúde aconselham mães a cumprirem calendário de vacinação

08/08/2024 13h11
Luanda - Os profissionais de saúde estão preocupados com o não cumprimento do calendário de vacinação por parte de algumas mães que, por negligência e ou crenças culturais familiares, não levam os filhos a vacinar.
Esta preocupação foi manifestada pela coordenadora do Programa Alargado de Vacinação, Felismina Neto, em declarações ao Jornal de Angola, tendo sublinhado que a vacinação, dentro de um Sistema de Saúde, é um dos planos mais importantes de prevenção das doenças oportunistas.
A vacinação dada à nascença é um investimento na prevenção de doenças. "Ao tomarem as vacinas iniciais, as crianças estão protegidas da transmissão de vírus, como o da poliomielite, uma doença contagiosa aguda, que pode infectar crianças e adultos por contacto com material contaminado, ou da BCG, para prevenção da tuberculose e da Hepatite B", afirmou.
Lembrou que as crianças estão no grupo de alto risco, quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas, "porque ainda não adquiriram completamente hábitos higiénicos e correm o maior risco de contrair doenças".
Entretanto, devido aos riscos, os especialistas aconselham as mulheres a cumprirem o calendário básico de vacinação de rotina.