MUXIMA
Peregrinação à Nossa Senhora da Muxima começa hoje

30/08/2024 11h52
Luanda - Mais de 500 mil fiéis deverão participar na peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima, que começa hoje, sexta-feira, e termina domingo, 1 de Setembro, no município da Quiçama, em Luanda.
A peregrinação deste ano se realiza sob o lema "Com Maria, vivamos na fé o ano da oração” e tem como pano de fundo a oração pelas famílias, pelos cristãos perseguidos e pelos consagrados.
Numa organização da Diocese de Viana, em parceria com o Governo da Província de Luanda, a peregrinação tem como novidade o lançamento de fogo-de-artifício, para mostrar à população que a peregrinação tem uma vertente turística religiosa.
Um comunicado da Diocese de Viana tornado público, quinta-feira, indica que as condições litúrgicas estão criadas, para permitir que os peregrinos tenham momentos próprios de espiritualidade. O programa de actividades inclui a realização de diversas actividades, cuja cerimónia oficial de abertura vai ser feita com uma missa presidida por Dom Manuel Linda, bispo da Diocese do Porto, Portugal.
A Diocese de Viana deverá realizar nos próximos dias vários actos religiosos, com realce para a saída da imagem da Mãe Peregrina pelas dioceses próximas à Arquidiocese de Luanda, passando por Caxito e Viana, antes de seguir até à vila da Muxima.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Mamã Muxima, que na língua nacional kimbundu para português quer dizer "Mãe do Coração”, é uma das mais veneradas e de maior devoção popular em Angola.
Os peregrinos, com base nos dados da Diocese de Viana, começaram a chegar quinta-feira à vila da Muxima, para o início de diversas celebrações religiosas.
As condições de segurança estão igualmente garantidas, sendo que 200 agentes, entre oficiais superiores e subalternos, do Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, foram destacados para a peregrinação, segundo a porta-voz do órgão afecto ao Ministério do Interior.
Maina Panzo informou que estão ainda disponíveis quatro viaturas de extinção de incêndios, três ambulâncias e dois barcos salva-vidas. Os agentes serão distribuídos por cordões, em vários sectores do município da Quiçama, com a missão não só de acudir aos peregrinos, mas sensibilizar para práticas que não coloquem em risco as vidas.
O Santuário de Nossa Senhora da Muxima fica situado nas margens do Rio Kwanza, local cuja história remonta desde o século XVI, lugar central de onde os escravos eram levados para as Américas.
No local, está em construção a basílica num espaço de 18 mil metros quadrados, com uma capacidade para albergar 4.600 pessoas sentadas. Na parte exterior da infra-estrutura está prevista a construção de uma praça pública, com capacidade para 200 mil peregrinos, envolvendo, também, as infra-estruturas rodoviárias que circundam o perímetro do Santuário e parques de estacionamento.
Com a conclusão da construção da basílica, na Quiçama, vão estar criadas as condições para o fomento do turismo religioso.