Comboio para o novo aeroporto internacional a partir de 07 de Novembro


Luanda - As estações do Bungo e do novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto ficam interligadas por comboios dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), a partir de 07 do corrente mês, revelou, esta semana, o porta-voz da empresa, Augusto Osório.
As ligações, que se preveem céleres e eficientes, iniciam às 4h00 da madrugada e vão até às 22h00, com a viagem a demorar cerca de 60 minutos, no comboio expresso, adiantou Augusto Osório.
Sem revelar o custo da viagem, Augusto Osório disse que vão ser criados passes mensais corporativos, com descontos especiais aos trabalhadores de todas as empresas e entidades colectivas a funcionar no novo aeroporto.
Entretanto, os CFL preveem também lançar um passe ferroviário mensal para os comboios de passageiros sub-urbanos na linha que serve o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, que tem uma extensão de 40 quilómetros, comportando cinco estações ao longo do seu percurso.
O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) foi inaugurado a 10 de Novembro de 2023, tendo iniciado as operações apenas com voos de carga.
O processo de transferência dos voos doméstico e internacionais, actualmente realizados no Aeroporto 04 de Fevereiro, será gradual e deverá estar concluído até 31 de Março de 2025, por determinação do ministro dos Transportes.
Primeiros voos domésticos para Cabinda
A partir do dia 10 do corrente mês, a TAAG realiza os seus voos Luanda/Cabinda/Luanda a partir do novo aeroporto, iniciando o processo de transferência da sua operação doméstica e internacional.
De acordo com o porta-voz Augusto Osório, a circulação ferroviária regular entre a estação do Bungo e o novo aeroporto visa garantir transporte célere e eficiente para os passageiros, com comboios disponíveis, incluindo aqueles que chegarem de Cabinda no último voo do dia.