Serviços do Angosat-2 em fase de desenvolvimento e expansão


Luanda - A capacidade dos serviços do Angosat-2 está em fase de desenvolvimento e expansão, para que o nível de alcance seja de cobertura nacional, informou, terça-feira, em Luanda, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.
Segundo o JA Online, o responsável falava durante um seminário em alusão ao 47º aniversário da União Africana de Telecomunicações, que decorreu sob o lema “Acelerar a Adopção da Inteligência Artificial”, tendo sublinhado que havendo maior abrangência, os serviços financeiros e outros da Administração Pública chegam a zonas longínquas com facilidade.
Reconheceu que Angola deu um passo bastante positivo com a Estratégia Espacial Nacional, em que foram formados vários técnicos nacionais, e responsáveis pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPN).
“Através de um site moderno está a possibilitar o desenvolvimento naquelas áreas de difícil acesso e acreditamos que com esses investimentos teremos uma maior cobertura nacional”, frisou, defendendo o uso responsável e correcto da Inteligência Artificial (IA).
Matias Borges pediu que se preste maior atenção aos conteúdos postados na Internet, tendo em conta que, diariamente, se assiste a publicação de todo o tipo de informações, muitas das quais não são reais, o que demonstra que algumas pessoas fazem recurso à Inteligência Artificial para manipular a população.
Realçou, no entanto, que nos dias de hoje a Inteligência Artificial tem estado a contribuir significativamente na melhoria dos serviços de medicina e outros sectores sociais.
Deste modo, defendeu que é importante investir nos quadros nacionais, dotá-los de ferramentas. Nesse capítulo, disse que estão a ser aplicados grandes investimentos em infra-estruturas de acesso aos serviços, para possibilitar que a comunicação electrónica chegue a toda a população.