Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

UNITEL e Huawei anunciam alargamento da capacidade da rede de serviço

Representantes da UNITEL e Huawei
Representantes da UNITEL e Huawei Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h04 11/03/2025 - Actualizado às 12h04 11/03/2025

Luanda - As empresas UNITEL e a Huawei anunciaram mais um marco inovador, recentemente alcançado, no domínio da Radio Access Network, com a primeira implementação comercial em larga escala, que vai permitir o aumento significativo da capacidade da rede e garantir a evolução contínua da infra-estrutura.

 Em nota divulgada, citada pelo JA Online, as duas instituições informam que a revelação foi feita na passada sexta-feira durante o Mobile World Congress 2025 (MWC 2025), que decorreu em Barcelona, Espanha, onde as partes acordaram o reforço da sua parceria por meio de inovações conjuntas, com o objectivo de continuar a melhorar a experiência dos clientes e impulsionar o desenvolvimento da indústria de telecomunicações em Angola.

Para as empresas, esta inovação assenta num legado de vários avanços e é impulsionada pela única tecnologia real de largura de banda e pela tecnologia compacta de dipolo do sector, permitindo a implementação integrada das bandas 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz, sem aumentar o tamanho do Massive MIMO de banda dupla.

Além disso, a UNITEL e a Huawei concluíram com êxito a Fase 1 do Projecto de Modernização do DWDM (um desdobramento de uma tecnologia anterior), tornando a rede de transmissão por fibra óptica da UNITEL a primeira em Angola preparada para 400G.

Esta conquista incorpora tecnologias avançadas que permitem que a rede de transmissão da UNITEL se torne a mais rápida, com menor latência e maior fiabilidade do país.

Este marco estabelece uma base sólida para a transformação digital de Angola, preparando o caminho para a adopção do 5G.

“Ao aprofundarmos a nossa colaboração com a Huawei, estamos confiantes de que manteremos a liderança de mercado e aceleraremos o futuro digital”, revelou o membro do Conselho Executivo e CTO da UNITEL, Amílcar Safeca, citado no documento.

PUBLICIDADE