Angola pretende aprofundar cooperação em matéria da juventude com as Nações Unidas


Nova Iorque – A secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, manifestou, esta quinta-feira, em Nova Iorque, a pretensão de Angola aprofundar a cooperação com o gabinete do Assistente do Secretário-Geral da ONU para os Assuntos da Juventude.
A intenção foi manifestada durante um encontro com o assistente do Secretário-Geral da ONau para os Assuntos da Juventude, Felipe Paullier, a quem Danila Bragança solicitou apoio técnico para a implementação da Política Nacional da Juventude, assim como programas de capacitação e intercâmbio com países os africanos e lusófonos.
O fortalecimento do envolvimento da juventude em políticas de acção climática e sustentabilidade foi outra área abordada, no quadro da pretensão de alargamento da cooperação com a ONU, revela um comunicado de imprensa do Missão Permanente de Angola nas Nações Unidas.
Danila Bragança deu a conhecer que Angola procura aumentar a sua participação em plataformas internacionais da juventude, como o Fórum da Juventude do ECOSOC e junto da organização “Youth4Climate”.
Na ocasião, propôs ainda a organização de sessões técnicas conjuntas, em parceria com o sistema de coordenadores residentes da ONU, para fomentar o diálogo directo.
A secretária de Estado convidou Felipe Paullier a participar no Festival Nacional da Juventude angolana, a ter lugar em Agosto próximo, no quadro das festividades do Dia Internacional da Juventude, adiantando que o evento vai celebrar o potencial transformador dos jovens e promover o diálogo inter-geracional, a inovação e o engajamento cívico.
Novo pacto global sobre juventude
Durante a sua estada em Nova Iorque, Danila Bragança participou no Fórum da Juventude, promovido pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), tendo apelado para um novo pacto global sobre juventude e trabalho, no quadro da quarta Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento.
Ao discursar no painel dedicado ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com Trabalho Digno e Oportunidades Económicas para a Juventude, Danila Bragança destacou o Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), criado em 2023, que tem impulsionado projectos como Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE), voltados para formação profissional, empreendedorismo e auto-emprego.
Disse que o projecto tem proporcionado oportunidade a milhares de jovens de beneficiarem de formação técnica e kits profissionais que lhes permite gerar rendimento sustentável, ao mesmo tempo que estão a ser promovidas acções nos sectores agrícola e energético para integrar os jovens nas cadeias de valor produtivo e nos novos mercados verdes e digitais.
Salientou que tais acções, integradas no Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025-2027, demonstram que, com vontade política e parcerias eficazes, é possível criar empregos dignos, inclusivos e sustentáveis.
O Fórum da Juventude, que decorreu de 15 a 17 do corrente mês, proporcionou diálogo entre os jovens e outros actores relevantes, assim como promoveu a partilha de preocupações, aspirações e propostas concretas, visando a construção de um mundo mais justo, verde e sustentável, em linha com a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.