SAúDE
Ministra da saúde pede discussão abrangente sobre a doença falciforme

16/04/2025 13h16
Luanda - A ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, terça-feira, em São Tomé, a importância de abordar a doença falciforme, considerando o significativo impacto que a drepanocitose exerce nos sistemas de saúde.
Segundo notícia do JA Online, a governante intervinha durante a VII Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP, evento que teve como objectivo promover a saúde integral e sustentável na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e fortalecer estratégias inovadoras para todas as gerações.
Sílvia Lutucuta afirmou que os últimos dois anos permitiram reforçar a capacidade de cooperação multilateral e solidariedade internacional, preservando os princípios relacionados com o direito humano à saúde, dentro da visão de uma Saúde Global baseada no conceito de “Uma Só Saúde”.
A ministra aproveitou a ocasião para anunciar a transferência da liderança do Grupo dos Ministros da Saúde da CPLP para a República Democrática de São Tomé e Príncipe, na pessoa do seu homólogo Celso Vaz do Nascimento Matos, expressando confiança de que a sua gestão seja caracterizada por forte dinamismo e empenho.
Frisou que a reunião evidencia a visão, reconhecimento e envolvimento dos ministros da Saúde da CPLP durante os últimos dois anos na implementação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde 2023-2027.
Esse esforço, disse, reafirma o compromisso para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados-membros com a Agenda 2030 das Nações Unidas, especialmente no que se refere ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3 e às metas relacionadas com a saúde nos demais ODS.