IGREJA

Arcebispo de Luanda alerta para a degradação dos valores morais e espirituais

Missa - DR
MissaImagem: DR

21/04/2025 10h38

Luanda - O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, manifestou, domingo, em Luanda, preocupação com a crescente perda de valores morais e espirituais, principalmente entre os jovens.

 A notícia publicada pelo JA Online, indica que o arcebispo metropolitano de Luanda fez este pronunciamento  durante a homilia por alusão a páscoa, acrescentando que o fenómeno está na base da instabilidade familiar, da violência nas comunidades e do aumento de comportamentos desviantes.

O prelado realçou que a ausência de princípios está a levar muitos jovens à delinquência, ao consumo de substâncias nocivas, ao desinteresse pela educação e pelas boas práticas.

“Muitos estão a caminhar sem rumo, com o coração vazio, a nossa sociedade precisa de reencontrar a luz da fé e dos valores que sempre nos sustentaram como povo”, disse o Arcebispo, sublinhando que os bairros têm sido palco de conflitos motivados pela frustração, pobreza e falta de oportunidades.

Para o líder religioso, é urgente um trabalho conjunto entre igrejas, famílias, escolas e instituições públicas para restaurar o tecido social.

“Não podemos permitir que a indiferença vença. O que vemos hoje nas ruas é o reflexo de lares desfeitos e de uma juventude desamparada”, frisou.

O Arcebispo pediu, igualmente, maior presença das instituições religiosas nos bairros periféricos e instou os cristãos a saírem da zona de conforto, sendo luz nos contextos mais difíceis.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias encorajou a juventude a não desistir dos seus sonhos, desde que alicerçados em princípios sólidos.

“A fé que nos move deve transformar a realidade à nossa volta. Não é tarde para recomeçarmos”, disse.

O líder religioso referiu-se, ainda, que muitos pais se sentem impotentes diante da realidade que os filhos enfrentam em várias etapas da vida.

“É preciso recuperar o sentido de pertença, de solidariedade, de partilha e de escuta. E isso começa quando reconhecemos a necessidade de caminhar com Jesus”, destacou o líder da Diocese de Luanda.

Mais lidas


Últimas notícias