Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Ministra das Pescas participou na conferência sobre Oceanos

Ministra das Pescas e Recursos Marinhos
Ministra das Pescas e Recursos Marinhos Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 11h53 03/05/2025 - Actualizado às 11h53 03/05/2025

Luanda - A ministra angolana das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, participou de 28 a 30 de Abril últomo, na décima Conferência sobre Oceanos, realizada na Coreia do Sul, sob o lema "Nosso oceano, nossa acção".

A conferência, que abordou a aceleração da acção e a mobilização de todos os intervenientes para conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, ofereceu uma plataforma única para avaliar o progresso, replicar modelos de sucesso e gerar novos compromissos para a protecção dos oceanos.

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, ao falar à imprensa, recordou que foram discutidas questões relacionadas com a vida dos oceanos, designadamente as áreas de desenvolvimento sustentável, marinhas protegidas, sustentabilidade das pescas, poluição marinha, alterações climáticas, segurança marítima, economia azul e digitalização dos oceanos.

Salientou que o encontro serviu igualmente para abordar o Tratado sobre Biodiversidade de Áreas Marinhas Fora das Jurisdições Nacionais, um acordo internacional que visa proteger a biodiversidade nos oceanos e mares em áreas fora da jurisdição nacional, como por exemplo em alto mar.

O tratado estabelece um quadro legal para a gestão e conservação da biodiversidade marinha, incluindo medidas para a protecção de áreas marinhas, acesso aos recursos genéticos marinhos e compartilhamento de benefícios.

Sublinhou que o tratado deve ser ratificado por 60 países, pelo que enfatizou que os estados são chamados ao alinhamento relativamente a necessidade de ratificação.

Revelou que, até a ratificação, os países foram desafiados a estabelecerem metas, que permitem que haja 30 por cento dos oceanos com áreas marinhas protegidas, até 2030.

PUBLICIDADE