Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

12,5 milhões de cidadãos possuem bilhete de identidade

Ministro de Estado e chefe de Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida
Ministro de Estado e chefe de Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h29 09/05/2025

Luanda - Um total de 12 milhões e 500 cidadãos, dos 14 constantes na base de dados dos eleitores, possui Bilhete de Identidade, assegurou o ministro de Estado e chefe de Casa Civil do Presidente da República.

De acordo com o Jornal de Angola, durante a Grande Entrevista, Adão de Almeida referiu que está a ser feito um esforço pelo Executivo com vista ao aumento da disponibilidade do serviço de Identificação, para que os utentes tenham acesso ao BI e constem na base de dados dos eleitores.

“Nesse momento, os trabalhos estão a ser conduzidos para que, a partir deste ano, nós comecemos a ter mais postos de Bilhete de Identidade, usando as estruturas nos municípios e nas comunas do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP)”, disse, revelando a reactivação dos BUAP.

Segundo o ministro de Estado, prevê-se que até ao final deste ano sejam reactivados cerca de 120 balcões do BUAP, de maneira a possibilitar a descentralização do processo de emissão do BI.

“Hoje, o BI é produzido centralizadamente em Luanda. A capacidade diária de produção deste documento ronda os seis mil bilhetes por dia, embora exista potencial para fazer mais”, apontou, sublinhando que a centralização coloca um desafio na distribuição. Disse existirem, actualmente, 127 mil bilhetes de identidade por levantar.

Na ocasião, Adão de Almeida adiantou que cerca de sete mil bilhetes estão nas várias Missões Diplomáticas de Angola no exterior, também por se levantar, defendendo, igualmente, a necessidade de melhorar o Serviço de Identificação, para que o cidadão tenha o BI e, automaticamente, seja eleitor.

PUBLICIDADE