EMPREGO
Programa JOBE forma cerca de 154 mil jovens

10/05/2025 15h41
Luanda – Cerca de 154 mil cidadãos beneficiaram de formação profissional em Angola, no quadro do programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE).
Financiado pelo Fundo Nacional de Emprego (FUNEA), tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, o JOBE – Angola enquadra-se na estratégia adoptada do sector, assente na agenda nacional do emprego.
De acordo com o director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, o programa JOBE beneficiou ainda quatro mil 728 jovens com kits profissionais, enquanto três mil 983 frequentaram estágios profissionais, estando mais de dois mil já a desenvolverem as suas actividades.
Adiantou que, no âmbito dos cinco níveis de topo da cadeia do Sistema Nacional de Formação Profissional, o FUNEA financiou 600 jovens com formações qualificadas, dos quais 37 estão a terminar os respectivos cursos, na área de mecatrónica, nos centros integrados de formação tecnológica (CINFOTEC) das províncias do Huambo e Luanda.
Terminados os cursos, os beneficiários farão estágios de um ano em Angola e um ano na China, mercê de uma parceria que garante que tais profissionais possam ter competências para dar suporte e velar pela inovação que a mecatrónica gera a nível de transformação da competitividade.
Defendeu que as políticas activas jogam um papel importante, no domínio da formação profissional, fazendo com que os jovens se sintam estimulados a assumir protagonismo no mercado de trabalho, através do fomento do auto-emprego e empreendedorismo.
Reconheceu que o problema do desemprego no país não é apenas para o Executivo, sublinhando que o sector privado deve ter o papel primordial na criação de emprego.