Organização da Aviação Civil Internacional avalia sistema de segurança em Angola
Luanda - A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) está em missão no país para avaliar o sistema de supervisão de segurança contra os actos de interferência ilícita em Angola, noticiou o Jornal de Angola.
Segundo a fonte, os auditores do órgão foram recebidos, segunda-feira, no Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, na província do Icolo e Bengo, pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) em companhia de representantes da indústria da aviação civil nacional.
A Auditoria, a realizar-se num período de 10 dias, até ao dia25 de Junho de 2025, será feita por uma equipa multidisciplinar de peritos da OACI e incidirá sobre a avaliação dos oito elementos críticos nas áreas auditáveis - quadro regulamentar e sistema nacional de segurança da aviação civil, formação do pessoal de segurança da aviação, funções de controlo da qualidade, operações aeroportuárias, segurança das aeronaves e dos voos, dos passageiros e das bagagens, segurança da carga, restauração e correio, resposta a actos de interferência ilícita, aspectos de segurança da facilitação e facilitação.
Ficam,também envolvidos no processo a ATO, TAAG, SGA, ENNA, LSG Sky Chiefs, AGT, SME, Ghassist, Polícia Nacional e Interpol.