CRIANçAS
Registados mais de 12 mil casos de violência contra a criança em quatro meses

02/06/2025 12h23
Luanda - O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, revelou que o país registou, de Janeiro a Abril do corrente ano, entre 12 a 13 mil casos de violência infantil.
Segundo disse, os casos mais frequentes são violência sexual contra menores, negação de paternidade e abusos físicos e psicológicos que têm merecido devido tratamento das instituições vocacionadas para o efeito.
Abordado pela ANGOP, no quadro do Dia Internacional da Criança, assinalado este domingo (01), Paulo Kalesi enfatizou que os assuntos relacionados com os menores são uma prioridade do Executivo, particularmente o seu direito à educação, saúde, amor, alimentação, protecção e a crescer num clima de paz e harmonia.
Sublinhou a necessidade de um maior envolvimento das famílias no acompanhamento quotidiano da criança, de modo a garantir um ambiente de paz e segurança ao seu redor.
Paulo Kalesi considerou uma realidade preocupante os casos de violência contra a criança, recordando que, em 2024, o Instituto Nacional da Criança registou mais de 36 mil casos de violência infantil, em todo o país.
Os casos de violência afectam maioritariamente crianças dos zero aos 12 anos, revelou, defendendo o envolvimento das igrejas e organizações da sociedade civil na sensibilização e denúncia de casos que atentam os menores.
Sobre a data, que se assinalou pela primeira vez em 1950, numa iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), Paulo Kalesi disse que visa despertar a atenção para os direitos da criança, promovendo a sua protecção, bem-estar e desenvolvimento integral, assim como consciencializar a sociedade sobre os problemas que a criança enfrenta, em todo o mundo, como a pobreza, privação de afecto e maus tratos.