AMBIENTE
Parque da Quiçama recebe 13 elefantes

19/06/2025 10h14
Luanda – O Parque Nacional da Quiçama, localizado na província do Icolo e Bengo, vai receber 13 elefantes provenientes do Reino Unido, este ano, numa iniciativa do Ministério do Ambiente, em parceria com a associação Aspinall.
Uma nota de imprensa do ministério do Ambiente indica que a informação foi avançada, esta segunda-feira, em Luanda, numa audiência que o secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, concedeu ao coordenador da associação, Wouter Von Hoven.
O documento adianta que as duas instituições já avaliaram o habitat, que permitiu confirmar como ideal para receber os animais, que são de origem africana.
Segundo a nota, a logística do transporte vai ser da responsabilidade da associação Aspinall, que também dará apoio no acompanhamento dos elefantes após a sua chegada, com equipamentos e assistência veterinária.
Nascimento Soares destacou que o projecto está alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável do país, assim como serve de exemplo para reforçar o ecoturismo em Angola.
Recomendou ao Instituto Nacional da Biodiversidade e a associação Aspinall a trabalharem juntos na implementação da iniciativa em outros parques nacionais, sublinhando que o encontro visou também discutir a possibilidade de reintroduzir outras espécies, como os leões e símios, nos parques do Bicuar (Namibe) e do Maiombe (Cabinda).
A Associação Aspinall, sedeada no Reino Unido, apoia a conservação de espécies ameaçadas, colaborando com vários Governos e comunidades na reintrodução de animais, como gorilas, rinocerontes, primatas e mais recentemente, chitas, no seu ambiente natural.
A associação pretende apoiar o Governo de Angola com recursos para estudos ecológicos, ambientais e para formação de técnicos angolanos, visando obter dados científicos importantes.