Criados mais de 109 mil empregos formais em 2025


Luanda – O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, revelou terem sido criados 109 mil mil 563 postos de empregos formais líquidos, em Angola, no primeiro semestre do corrente ano.
Falando durante o décimo primeiro briefing do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe esclareceu que se tratam de empregos registados na base de dados do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Revelou ainda que, no ano passado, foram criados 218 mil 669 empregos formais em Angola, tendo a média anual de novos empregos líquidos gerados saído de 41 mil 700, em 2021, para 192 mil e 700, em 2024.
Reconheceu que a estatística é animadora, com o registo de uma média de 17 mil 722 empregos criados em cada mês.
Adiantou que Abril último foi o mês mais proveitoso com 20 mil 997 postos de empregos criados, enquanto Fevereiro, com 14 mil 474, teve um registo mais abaixo do que os outros.
Estes dados, acrescentou, são coincidentes com os indicadores macro-económicos apresentados, recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao último trimestre.
As áreas mais representativas continuam a ser o comércio e as actividades e serviços colectivos, registando-se ainda valores interessantes na indústria e na construção civil.
Realçou que, no primeiro semestre, houve uma oferta de 35 mil 445 nos centros de empregos e a procura ficou cifrada em 35 mil 190.
Destacou a reorganização dos centros de emprego e o papel desenvolvido pelo do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na dinamização do mercado de emprego e credibilização das instituições.
Sublinhou que, de Janeiro a Junho de 2025, foram desfeitos três mil 233 postos de emprego.