Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Apóstola angolana recebe prémio de Excelência do Parlamento britânico

Apóstola angolana recebe prémio de Excelência do Parlamento britânico
Apóstola angolana recebe prémio de Excelência do Parlamento britânico Imagens: DR

Redacção

Publicado às 07h27 12/07/2025

Luanda – A apóstola angolana Ernestina Matias “ Tina” recebeu, sexta-feira, um prémio de Excelência das câmaras dos Lordes e dos Comuns do Parlamento do Reino Unido pelo seu trabalho a favor do evangelho.

A cerimónia teve lugar no Palácio de Westminster, em Londres, segundo uma nota distribuída a imprensa, e que acrescenta que a premiação e homenagem à apóstola Tina surge como reconhecimento pelo seu profundo impacto como Líder Intelectual e Religiosa que inspira mudanças transformadoras.

A nota acrescenta que, após a sessão, o embaixador de Angola no Reino Unido e Irlanda, José Patrício, concedeu uma audiência à homenageada e felicitou-lhe pelo prémio de Excelência das câmaras dos Lordes e dos Comuns do Parlamento Britânico.

“Vem dignificar o país e a marca Angola, numa altura em que temos promovido o engajamento com a comunidade que é um activo para o país”, disse.

O diplomata angolano assinalou que os sinais são positivos e já existe maior proximidade, diálogo e maior interacção com a comunidade angolana no Reino Unido.

José Patrício realçou que “os líderes religiosos também são por excelência embaixadores de Angola porque exaltam integridade e amor à pátria”.

Durante o encontro com o Chefe da Missão Diplomática de Angola em Londres, a pastora Ernestina Matias recebeu um bouquet de rosas, tendo agradecido pelo gesto simbólico da Embaixada e disse que a sociedade civil deve ajudar as autoridades a desenvolver o país de forma sustentável, deixando um legado para as futuras gerações.

A apóstola Ernestina Diogo Matias, líder religiosa angolana da Igreja Pentecostal de Fé e Libertação, recebeu o Prémio “African Achievers Award” no Parlamento.

Nesta 15ª edição, os Prémios homenagearam mais de 350 africanos, de mais de 30 países, e tornaram-se numa das plataformas mais respeitadas para defender a excelência africana a nível global.
Em cerimónias divididas entre as câmaras dos Comuns e dos Lordes do Parlamento britânico, esta edição foi organizada pela deputada Diane Abbott, a primeira mulher negra a ocupar um assento no Parlamento do Reino Unido e pela Baronesa Sandip, membro da Câmara dos Lordes do Reino Unido e Chanceler da Universidade de Roehampton.

Fundados em 2010 pelo advogado e empresário nigeriano Tonye Rex Idaminabo, os Prémios Africans Achievers celebram indivíduos e instituições que promovem um impacto transformador na liderança, empreendedorismo, educação, agricultura, inovação e desenvolvimento comunitário.

A distinção tem sido atribuída a Chefes de Estado e decisores políticos a investidores, criativos e líderes da sociedade civil, inspirando o envolvimento de alto nível e parcerias estratégicas que definem o papel de África na economia global.

 

PUBLICIDADE