Acidente de viação causa 18 mortes e 24 feridos


Luanda - Um acidente de viação provocou 18 mortos e 24 feridos, resultado da colisão de um camião alegadamente desgovernado contra um autocarro de passageiros, que fazia o trajecto Lubango (província da Huíla)-Moçamedes (Namibe).
O acidente aconteceu, na tarde desta quarta-feira, na Serra da Leba, um ponto que liga as províncias da Huíla e do Namibe.
Um camião alegadamente desgovernado embateu num autocarro de passageiros, segundo informações recolhidas pela TV Girassol.
Os feridos foram transportados para o Hospital Geral do Lubango, a cerca de 35 quilómetros do local do sinistro, alguns dos quais em estado grave, enquanto equipas de resgate continuavam no local, prestando assistência e procurando possíveis sobreviventes.
Segundo testemunhas no local, um camião alegadamente desgovernado colidiu com um autocarro da empresa privada Paufil, com mais de 50 passageiros a bordo, que fazia o trajecto Lubango–Moçâmedes.
O impacto violento projectou o autocarro para fora da estrada, tendo despistado numa das curvas sinuosas da serra.
A serra da Leba é uma formação montanhosa, numa altitude de cerca de mil e 800 metros, onde está construída a estrada com aproximadamente 20 quilómetros de extensão.
No topo da montanha é possível apreciar a beleza dos rios e florestas, assim como uma vista de cidades que se encontram a longos quilómetros de distância.
Localizada no Sul de Angola, a serra da Leba localiza-se na fronteira entre as províncias da Huila e do Namibe, tendo como cidades mais próximas as da Humpata e do Lubango (Huíla).
A estrada foi construída na década de 70 do século passado, requerendo muita atenção dos condutores, por encontrar-se no meio da montanha com curvas estreitas e deslizantes.
Localizada na estrada EN-280, a estrada chama atenção devido às sete curvas que possui.
A imagem da serra da Leba está estampada na nota de dois mil kwanzas, a moeda nacional de Angola.