Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Fundo Global fortalece parcerias no combate de grandes endemias no país

Fundo Global assina parcerias em Angola
Fundo Global assina parcerias em Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h59 21/07/2025 - Actualizado às 11h59 21/07/2025

Luanda - O Mecanismo de Coordenação Nacional para o Fundo Global (MCN) assinou, sexta-feira, em Luanda, parcerias de apoios com organizações não governamentais e de caris internacionais com objectivo de fortalecer e encontrar mecanismos de apoios para o combate de grandes endemias como a Malária, Tuberculose e VIH/Sida.

Em declarações à imprensa, a presidente do MCN, Ana Ruth Luís, disse que, inicialmente, a instituição está a trabalhar nas províncias de Benguela, Cuanza-Sul e Bié para o reforço do sistema de saúde.

A responsável frisou que o projecto teve início em 2024 e terá a duração de três anos, no trabalho de implementação e distribuição de recursos vindo de doações do Fundo Global para garantir que os estes sejam utilizados de forma eficaz e eficiente.

De acordo com a gestora do projecto, este período de três anos, serve para garantir a implementação dos recursos do Fundo Global por meio de doações de num modelo sub- nacional por meio de redistribuição dos valores doados.

Afirmou que, no ano passado, o Fundo Global disponibilizou 126 milhões de dólares para cobrir as províncias de Benguela, Cuanza-Sul e Bié no que toca ao combate da Malária, Tuberculose e VIH/Sida.

“Continuamos a fazer as reorganizações, porém por ser um montante inicial e tendo em conta a conjuntura actual, tem se registado algumas alterações, por isso, estamos a trabalhar para melhorar este processo”, sublinhou.

Quanto aos tipos de doações, frisou, o Mecanismo de Coordenação Nacional promove a acção de doação de medicamentos, meios de diagnósticos, equipamentos e todo material necessário que serve para o combate a estas doenças.

Sobre a expansão das acções em outras províncias, Ana Ruth Luís disse ser um processo em estudo, acrescentando que, desde a criação da organização em 2002, e com a coordenação do Fundo Global, o projecto está a sofrer outra dinâmica de evolução e implementação dos recursos de combate às endemias.

Neste momento, prosseguiu, ainda não existe uma data exacta para implantação do projecto em outras províncias do país.

 


 

PUBLICIDADE