Missão Técnica da saúde reúne-se com bolseiros angolanos no Brasil


Luanda - Uma missão técnica da Unidade de Implementação de Projectos do Ministério da Saúde manteve, no Brasil, encontros com 440 bolseiros angolanos, que estão a receber formação avançada em medicina geral e familiar, enfermagem, assim como especialização, mestrado e doutoramento.
Liderada pelo director-geral do Instituto de Especialização em Saúde (IES), Mateus Guilherme, a missão incluiu especialistas das áreas de aquisições, social e consultorias para formação, entre outros.
Uma nota de imprensa indica a missão auscultou os bolseiros sobre metodologias pedagógicas e condições clínicas nas suas residências.
Constou igualmente das tarefas desenvolvidas a assinatura do Código de Conduta Ética, assim como foram reafirmados os valores de integridade e profissionalismo, realizadas inspecções técnicas e identificadas lacunas e propostas acções correctivas.
A visita resultou em compromissos concretos, como o estabelecimento de sistemas de supervisão mais robustos, o ajuste imediato de práticas clínicas, abertura de novas turmas nas áreas prioritárias e fortalecimento da cooperação Brasil–Angola com instituições brasileiras de referência, esclarece a nota de imprensa.
Importa destacar que o Ministério da Saúde considera que o plano de formação consolidado entre 2024 e 2027 é decisivo para reforçar o sistema nacional e viabilizar a cobertura universal, contando com parceiros como o Brasil, Cuba e Portugal.
O projecto de formação de recursos humanos para a cobertura universal de saúde em Angola foi lançado, em Abril de 2024, com financiamento do Banco Mundial, para capacitar cerca de 38?mil profissionais, até 2028.