SALáRIOS

Salários dos Jornalistas sofrem reajuste de 58 por cento a partir de Agosto

Jornalistas em actividade - redeangola.info
Jornalistas em actividadeImagem: redeangola.info

01/07/2025 10h50

Luanda - Os salários dos jornalistas angolanos afectos as empresas de comunicação social públicas serão reajustados, em até 58 por cento, a partir de Agosto próximo, com retroactivos dos meses de Junho e Julho.

A medida resulta das negociações entre os conselhos de administração das empresas de comunicação social públicas e uma equipa de negociação criada pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), que tinha apresentado um caderno reivindicativo, com 14 pontos, noticia o Jornal O País.

Na assembleia dos jornalistas, realizada esta segunda-feira, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) apresentou a resposta dos conselhos de administração das empresas Grupo Medianova, Edições Novembro, Televisão Pública de Angola (TPA), TV Zimbo, ANGOP e Rádio Nacional de Angola (RNA).

O aumento salarial, foi comunicado na assembleia, inclui retroactivos dos meses de Junho e Julho do corrente ano.

No caderno reivindicativo constam outros pontos, entre os quais o cumprimento obrigatório das regras de progressão de carreira face aos qualificadores ocupacionais e o pagamento das ajudas de custo dos jornalistas, nas deslocações ao interior do país.

Em resposta ao ponto referente ao cumprimento obrigatório das regras na progressão na carreira, a comissão dos conselhos de administração das empresas chegou a acordo com a equipa de negociação dos jornalistas que o referido processo deve ser retomado com melhorias dos mecanismos de implementação.

Sobre o ponto relacionado com o pagamento das ajudas de custo dos jornalistas e outros profissionais nas deslocações ao interior do país, ambas as partes concordaram que o processo deve ser organizado, a partir de cada empresa, por haver discrepância entre os que respeitam a lei e os que não respeitam.

Mais lidas


Últimas notícias