HOSPITAL
Incêndio destrói arquivo do Hospital Josina Machel em Luanda
07/07/2025 15h30
Luanda - Um incêndio, cujas causas ainda estão por apurar, deflagrou, domingo, no arquivo do Hospital Josina Machel, em Luanda, tendo destruído parte importante do acervo documental da unidade sanitária, uma das mais antigas do país, noticiou o JA Online.
O incêndio, segundo informação do Corpo de Bombeiros, teve início por volta das 17h00 e exigiu a intervenção urgente dos agentes do Serviço de Protecção Civil, que enfrentaram sérias dificuldades para aceder à cave onde os documentos estavam armazenados.
De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, para conter as chamas os agentes tiveram de romper algumas portas e janelas da unidade sanitária, utilizando equipamentos de corte e jactos de água.
A governante acrescentou que a estrutura da cave é profunda e de difícil acesso, o que complicou os esforços do Corpo de Bombeiros para a extinção do fogo.
“O material armazenado era composto, essencialmente, por papéis, o que alimentou a intensidade das chamas, prolongando o incêndio e aumentando os prejuízos”, disse a ministra, que esteve no hospital para avaliar a dimensão dos estragos e acompanhar os trabalhos de extinção do incêndio.
Em consequência da situação, alguns pacientes internados foram transferidos para outras unidades hospitalares como medida de precaução.
Além da ministra da Saúde estiveram, igualmente, no local, o ministro do Interior, Manuel Homem, e os secretários de Estado para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, e para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa.