EDUCAçãO
Mais de 131 mil estudantes beneficiam do projecto PAT II

11/07/2025 09h20
Luanda – O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II) já beneficiou com bolsas de estudo 131 mil e 46 estudantes de nove províncias do país, soube-se, esta quinta-feira, em Luanda.
Os dados constam do comunicado da primeira reunião da Comissão Multissectorial para a Implementação do PAT II, orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, sublinhando que os beneficiários são províncias de Luanda, Bengo, Malanje, Lunda Norte, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Cunene, Huíla e Icolo e Bengo.
O documento esclarece que as bolsas de estudos ajudaram na redução do abandono escolar e teve impacto directo na aprendizagem.
O comunicado adianta que foram formados 131 formadores provinciais e 21 mil 237 municipais, além de três mil e 22 directores e sub-directores de escolas num modelo de supervisão pedagógica, estando em preparação, para o ano lectivo 2025/2026, a logística para formar cerca de 27 mil professores e quatro mil directores de escolas.
Segundo o comunicado, a capacitação de mais de 55 mil alunos, entre os 10 e 18 anos de idade, com melhor acesso à informações e serviços de saúde sexual e reprodutiva, e o cadastramento de 227 mil e 69 estudantes aos clubes escolares, entre os quais 118 mil 109 são raparigas, consta dos trabalhos já desenvolvidos pelo PAT II.
Relativamente aos efeitos dos clubes escolares, no domínio da educação para a saúde sexual e reprodutiva, o documento adianta que verificam-se mudanças positivas nas percepções sobre igualdade de género e prevenção de abusos e mudança cultural, que tem contribuído para questionar normas sociais prejudiciais e promover atitudes de protecção mútua.
sobre os ganhos do PAT II, destacam-se, no domínio da formação de professores, uma mudança positiva nas práticas pedagógicas, registando-se maior empatia, inclusão e envolvimento dos alunos, assim como uma melhoria na relação professor-aluno, com um aumento da escuta activa e ambiente de sala de aula mais acolhedor.
O comunicado enfatiza que o processo de alfabetização de jovens e adultos tem promovido a auto-estima e valorização pessoal, com implicações positivas na família e no acesso a direito básicos.
Em declarações à imprensa, a gestora do projecto, Irene Neto, deu a conhecer o PAT II compreende várias áreas de actuação, incluindo formação de professores e directores escolares, educação para a saúde, com ênfase na saúde sexual e reprodutiva, e a atribuição de bolsas de estudo, que representa mais de 60 por cento do financiamento do projecto, assegurado pelo Banco Mundial.
Irene Neto adiantou que, para a segunda fase do projecto, foram já realizadas reuniões com administradores das áreas provinciais de educação para alinhar algumas estratégias, visando a implementação, no próximo ano lectivo, do alargamento do projecto para as 21 províncias do país e atingir cerca de 430 mil beneficiários.
O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos é uma iniciativa do Governo angolano, financiada pelo Banco Mundial, que visa promover o empoderamento de raparigas e adolescentes, através da educação.
O PAT II abrange a formação em saúde sexual e reprodutiva, bolsas de estudo e políticas públicas para combater a interrupção dos estudos devido a gravidez precoce.