AMBIENTE
Angola e Brasil assinam memorando sobre sustentabilidade e mudanças climáticas

23/07/2025 11h26
Luanda – Um Memorando de Entendimento para troca de experiência, protecção dos ecossistemas, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais, foi assinado, esta segunda-feira, em Manaus, pelas ministras do Ambiente de Angola e do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.
Uma nota de imprensa do Ministério angolano do Ambiente esclarece que o memorando visa reforçar os laços culturais e linguísticos entre Angola e Brasil, e consolida um compromisso conjunto com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas.
Assinaram o documento, à margem do oitavo Congresso Internacional de Educação Ambiental, as ministras do Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva.
As ministras destacaram a importância da educação ambiental e da justiça climática como pilares das futuras políticas, realçando que o acordo simboliza um novo capítulo na cooperação ambiental entre Angola e Brasil, visando um futuro mais justo, sustentável e resiliente para as próximas gerações.
Segundo a nota, Angola participa, desde segunda-feira até sábado próximo, em Manaus (Brasil), do oitavo Congresso Internacional de Educação Ambiental, que reúne países de língua portuguesa, e que decorre sob o lema “Educação ambiental e acção local: Respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”.