Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Ministra da Saúde visita obras do Hospital dos Queimados no Kilamba

Construção do Hospital do Queimados no Kilamba
Construção do Hospital do Queimados no Kilamba Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h04 02/08/2025 - Actualizado às 13h04 02/08/2025

Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, realizou, sexta-feira, uma visita de constatação às obras do futuro Hospital dos Queimados, localizado na Centralidade do Kilamba, município de Belas, em Luanda.

Segundo um comunicado de imprensa, citado pelo JA Online, o futuro Hospital dos Queimados, que se encontra em fase avançada de construção, será uma unidade de terceiro nível de assistência e contará com 249 camas, das quais 60 serão destinadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade hospitalar terá valências de um hospital geral, com enfoque no tratamento especializado de queimaduras de alta complexidade, apoiado por diversas especialidades médicas.

Um dos principais destaques deste novo hospital é a instalação das primeiras Câmaras Hiperbáricas em Angola, tecnologia médica avançada, essencial no tratamento de queimaduras graves, infecções resistentes e outras patologias complexas.

"Este hospital está a ser preparado para dar respostas rápidas e eficazes a casos de elevada complexidade, com equipas multidisciplinares e tecnologia de ponta", sublinhou a ministra.

Acrescentou que as Câmaras Hiperbáricas vão revolucionar a forma como tratamos os nossos pacientes com queimaduras graves.

A governante sublinhou que o tratamento diferenciado do doente queimado é uma prioridade do Executivo Angolano, reforçando a necessidade de acelerar os trabalhos em curso e apelando ao reforço da mão-de-obra técnica especializada para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.

"Temos uma responsabilidade colectiva para com os cidadãos que necessitam deste tipo de assistência. É fundamental que todos os sectores envolvidos se empenhem para que este hospital esteja em funcionamento dentro do prazo previsto", afirmou.

Esta visita insere-se num conjunto de acções de acompanhamento técnico que o Ministério da Saúde tem vindo a desenvolver, com o objectivo de assegurar a qualidade, eficiência e prontidão das unidades hospitalares actualmente em construção ou em processo de reabilitação em todo o país.

PUBLICIDADE