Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Mais de 200 médicos reforçam cuidados primários de saúde

Mais de 200 médicos reforçam cuidados primários de saúde
Mais de 200 médicos reforçam cuidados primários de saúde Imagens: DR

Redacção

Publicado às 09h46 03/08/2025 - Actualizado às 10h18 03/08/2025

Luanda – A ministra da Saúde recebeu, sabado, em Luanda, no Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, 227 médicos internos provenientes de Portugal e Brasil, que concluíram, recentemente, os estágios académicos, no quadro do Programa Emergencial de Formação Especializada em Medicina Geral e Familiar.

Por outro lado, o Hospital Geral do Cunene General Simione Mucune acolheu, em Ondjiva, o 1º Congresso Internacional e Jornada Científica, para troca de experiências e melhoria da qualidade e humanização dos serviços de saúde.

O evento, de dois dias, tem como lema “Cuidar e Ensinar à uma só População, uma só Nação em uma só Saude” e reúne 583 especialistas da saúde de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Namíbia, África do Sul, Rwanda, Camarões, Portugal, Brasil e Cuba.

Está a debater vários temas e enquadra-se nas comemorações do primeiro aniversário do hospital, assinalado sábado.

Na abertura do evento, o director do Hospital Geral do Cunene general Simione Mucune, Hamilton Tavares, fez um resumo histórico da unidade hospitalar, destacando a sua trajectória desde a construção, inauguração, funcionamento e os serviços por especialidade.

Afirmou que além de ser um hospital talhado para a prestação de um serviço de qualidade à população, também está comprometido com a formação de quadros, visando a inovação e o alcance da excelência na humanização.

Por seu turno, o médico Agostinho Matamba, que representou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que o congresso e as jornadas científicas realizam-se num momento especial em que o país celebra 50 anos da sua independência.

Realçou que passandos 12 meses desde a entrada em funcionamento do hospital, de nível terciário e de referência nacional na assistência em saúde, os seus resultados são visíveis.

Agostinho Matamba, director do Hospital Geral do Cuanza Sul (HGCS) Comandante Raúl Díaz Arguelles, felicitou, em nome da ministra da Saúde os participante do 1º Congresso Internacional e Jornadas Científicas, sublinhando que estes dois eventos surgem como um espaço privilegiado para a partilha de experiências e a promoção de debates construtivos com especialistas de diversas áreas de saúde.

Acrescentou que a troca de experiências contribui para o fortalecimento do aprendizado e da parceria, para a solução dos problemas, através de recomendações baseadas na lógica e evidência, rumo à auto sustentabilidade na assistência e no ensino, em que cada profissional e unidade hospitalar faz a sua parte para a melhoria dos serviços de saúde disponibilizado aos utentes.

Os prelectores nacionais e internacionais abordam temas como "Acções comunitárias de prevenção da malária na província do Cunene", "Características clínicas e terapêuticas de doenças com mortes encefálica" e "Segurança do doente e prevenção de riscos clínicos".

"Prevenção do cancro do colo do útero em Portugal no sistema europeu", "Vacinação no plano nacional de vacinas e rastreios com teste de HPV", "Experiência de Moçambique na prevenção do cancro do colo útero", "Situação da saúde materna na Guiné-Bissau" e "Mioma uterino e impacto do VIH/Sida na vida das populações" são outras matérias em debate.

 

PUBLICIDADE