Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Governante destaca papel do ITEL na formação dos jovens em tecnologia

Ministro Mário Oliveira destaca papel do ITEL na formação dos jovens em tecnologia
Ministro Mário Oliveira destaca papel do ITEL na formação dos jovens em tecnologia Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h42 03/08/2025

Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou, este sábado em Luanda, os esforços do ITEL na formação de jovens que têm tornado Angola numa referência em inovação, segurança digital e soluções tecnológicas.

O ministro falava na abertura da 4ª Cerimónia de Outorga de Diplomas, aos alunos finalistas do Instituto de Telecomunicações (ITEL), acrescentado que os jovens estudantes têm melhorado a modernização dos laboratórios.

Na ocasião, o ministro sublinhou o fomento das iniciativas como o FITITEL, que ajuda o ITEL a permanecer em constante alinhamento com as metas traçadas pelo Livro Branco das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, instrumento que norteia a política pública para o sector das tecnologias.

Informou que ao longo de 40 anos, o ITEL formou cerca de 5 mil técnicos médios especializados em electrónica e telecomunicações, informática e sistemas de multimédia, sendo que cada um representa uma peça vital na edificação do ecossistema digital do país.

Acrescentou que muitos desses quadros, que desempenham hoje funções estratégicas em instituições públicas e operadoras de telecomunicações, são fundadores de startups e centros de ensino de silêncio.

Afirmou ainda que a história do ITEL está intimamente ligada à história do desenvolvimento tecnológico de Angola, pois desde a sua fundação, em 1985, esta instituição abraçou a nobre missão de formar quadros nacionais capazes de gerir e desenvolver sistemas
de comunicação e informação num contexto de constante evolução.

Mário Oliveira realçou que o MINTTICS tem reforçado o seu compromisso com a formação técnica profissional dos nossos jovens e com o desenvolvimento de infra-estruturas educativas por investir e acompanhar o ITEL.

No entanto, o governante incentivou este instituto a estar na linha da frente na materialização dos cinco grandes objectivos estratégicos definidos para a tecnologia de informação e comunicação em Angola.
Sublinhou que deve estar alinhado com a valorização do capital humano, o incentivo ao empreendedorismo tecnológico, promoção do emprego digital, assim como na vanguarda da transformação electrónica do país.

"Num mundo cada vez mais interligado, onde o digital é o motor do progresso económico e social, Angola precisa de formar os profissionais que este novo tempo exige e recomenda", disse.
Explicou que ao outorgar diplomas aos mais de 200 formandos, se reafirma a relevância do ensino técnico e o valor do talento nacional e da juventude angolana.

Apelou às universidades e empresas a acolherem os jovens recém formados com confiança, cientes de que terão profissionais e estudantes de excelência e que apoiem as suas iniciativas.

Estiveram presentes no acto de entrega de diplomas, a ministra da educação, Luísa Grilo, o director do ITEL, Cláudio Gonçalves, entre outras entidades.

PUBLICIDADE