Executivo continua a trabalhar na universalização do ensino


Luanda - A ministra da Educação, Luísa Grilo, afirmou que o Executivo tem trabalhado na expansão e modernização do sistema de ensino, para assegurar a sua universalização a todas as crianças, adolescentes e jovens do país.
Luísa Grilo, que falava na cerimónia de consignação e lançamento da primeira pedra para a construção de uma escola com 12 salas de aulas para atender mil e 80 alunos em dois turnos, adiantou a universalização do ensino passa pela expansão e modernização do sistema, melhoria da sua gestão e promoção da educação inclusiva.
Defendeu que a criação e apetrechamento de salas de aulas com recursos multifuncionais e o reforço da formação e capacitação de professores fazem parte do trabalho que o Executivo desenvolve visando universalizar o ensino para todas as crianças, adolescentes e jovens do país.
Revelou que a construção da escola do Cuito Cuanavale, inserida no Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem Para Todos (PAT II), implementado pelo Ministério da Educação, com financiamento do Banco Mundial, faz parte do pacote de edificação de 56 novas unidades escolares, em todo o território nacional.
Das 56 escolas previstas, cinco estão em construção nas províncias de Cabinda, Malanje, Cuanza Norte, Namibe e Moxico Leste, numa acção que se enquadra no esforço contínuo do Executivo em expandir e melhorar a oferta educativa, assim como em garantir as condições adequadas de ensino e aprendizagem para todos os alunos.
Deu a conhecer que a escola do Cuito Cuanavale, a ser executada em sete meses, no valor de cerca de 897 mil dólares, terá laboratórios, biblioteca, refeitório e uma quadra polidesportiva.