Sílvia Lutucuta avalia processo de preparação de novas cirurgias robóticas


Luanda – A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avaliar, sábado último, em Luanda, o processo de preparação dos doentes e as condições logísticas para a realização da quarta missão do programa de cirurgia robótica, com o apoio de uma equipa norte-americana.
Na reunião de concertação e alinhamento técnico foi abordada a definição das cirurgias a serem realizadas com suporte técnico da referida equipa americana, pioneira na montagem e operacionalização do sistema de cirurgia robótica, em Angola.
Realizada no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, no quadro da implementação do novo ciclo de cirurgias robóticas, nas especialidades de cirurgia geral ginecológica e urológica, previstas para o mês em curso, a reunião insere-se nas actividades estratégicas do sector que demandam actos cirúrgicos de alta complexidade.
Participaram na reunião os secretários de Estado para Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, e para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, além de outros altos funcionários do Ministério da Saúde e responsáveis de unidades hospitalares.
Uma nota de imprensa indica que a introdução da cirurgia robótica representa uma viragem qualitativa no Sistema Nacional de Saúde de Angola, ao possibilitar procedimentos com maior precisão, menor tempo de recuperação e mais segurança para os pacientes, em áreas críticas como a ginecologia, urologia e cirurgia geral.