Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Requalificação da Muxima leva a transferência do local da peregrinação

Vila da Muxima
Vila da Muxima Imagens: rna.ao

Redacção

Publicado às 08h33 06/08/2025 - Actualizado às 08h33 06/08/2025

Luanda – A peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Conceição da Muxima, no município da Quiçama (província de Icolo e Bengo), em 2025, será realizada num espaço diferente do habitual, em virtude das obras de requalificação em curso para a construção da basílica.

De acordo com o vigário geral da Diocese de Viana, padre Fila José, a edição 2025 da peregrinação, prevista para o período de 04 a 07 de Setembro próximo, será realizada no local exacto onde tem sido montada a praça com barracas de alimentação, na margem esquerda da entrada do centro da vila da Muxima.

Numa conferência de imprensa, realizada esta segunda-feira, para aclarar os termos e condições para a realização e participação na peregrinação, o padre Fila José adiantou, apesar dos constrangimentos provocados pelas obras, o acto vai decorrer sob o lema “Maria Mãe da Esperança, Rogai por Nós”.

“Não obstante, este ano a peregrinação da Muxima fazer parte da recém-criada província de Icolo e Bengo, tudo está garantido para ser um acto religioso e cultural tranquilo”, assegurou, adiantando que prevê-se a participação de devotos das 21 províncias de Angola e de vários países de diferentes continentes.

A missa de encerramento da peregrinação, revelou, será presidida por um bispo auxiliar de Maputo (Moçambique).

Sublinhou que a agenda do evento contempla a digressão da imagem da Mamã Muxima, durante o mês de Agosto, pelas Dioceses de Caxito (Bengo), Luanda e Viana, assim como liturgias, exposição do santíssimo sacramento com meditação, catequeses e confissões.

Por seu lado, o administrador municipal adjunto para Área Técnica da Quiçama, Francisco de Lemos, deu a conhecer que decorrem obras de requalificação na Estrada Nacional 110, para facilitar o acesso ao novo local da peregrinação.

Anunciou que está igualmente acautelada a transportação dos peregrinos, por parte de empresas de transportes públicos, dos diversos pontos das províncias de Luanda e de Icolo e Bengo, para a vila da Muxima.

PUBLICIDADE