Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Estudantes angolanos conquistam 16 medalhas em competição académica nos EUA

Estudantes angolanos conquistam medalhas em competição académica realizada nos EUA
Estudantes angolanos conquistam medalhas em competição académica realizada nos EUA Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 08h33 06/08/2025 - Actualizado às 08h33 06/08/2025

Luanda – Estudantes angolanos conquistaram três medalhas de ouro, três de prata e 10 de bronze, além de menções honrosas, numa competição académica internacional, denominada "Olimpíadas de Horizon", realizada de 21 a 26 de Julho último, na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos da América (EUA).

Os estudantes angolanos são de um complexo escolar privado e conquistaram ainda o terceiro lugar no Top Winner’s das Olimpíadas de Matemática Horizon, durante a competição, que decorreu na cidade de Nova Iorque.

Participaram na competição estudantes de nove países, designadamente Angola, Tanzânia, Vietnam, Mongólia, Malásia, Azerbaijão, Quirguistão, Filipinas e EUA.

Um dos maiores destaques da participação angolana foi o estudante Ariel Alexandre Vilarinho Bernardo, que além da medalha de ouro, foi distinguido com o terceiro lugar na categoria 4 da Olimpíada de Matemática, figurando entre os Top Winners do evento.

Também com desempenhos de excelência estiveram os estudantes Etienne Ricardo Bernardo Panzo e João de Rosária Correia, ambos galardoados com medalhas de ouro, sendo que este último obteve igualmente uma medalha de prata e uma menção honrosa.

Outras menções honrosas de participação foram atribuídas aos estudantes Neliane Carina Gomes Pereira Inglês, Jowetungway Ulika Vieira da Silva, Armando Capuca Panzo Baptista, Edna Cristina Pires Delgado e João de Rosária Correia.

Com este resultado, Angola reforça a sua posição no panorama das competições internacionais de conhecimento, evidenciando o potencial académico da nova geração e o impacto do investimento em educação de qualidade, refere uma nota distribuída a imprensa.

O programa da competição incluiu diversas categorias competitivas, nomeadamente matemática, programação e robótica, arte, ciência e produção de curtas-metragens.

As "Olimpíadas Horizon" são uma competição que visa promover o intercâmbio académico e cultural entre jovens talentos de diferentes partes do mundo, incentivando a excelência no domínio das ciências, tecnologia e artes e o estímulo ao raciocínio lógico e científico entre os estudantes. 

PUBLICIDADE