Estudantes angolanos conquistam 16 medalhas em competição académica nos EUA


Luanda – Estudantes angolanos conquistaram três medalhas de ouro, três de prata e 10 de bronze, além de menções honrosas, numa competição académica internacional, denominada "Olimpíadas de Horizon", realizada de 21 a 26 de Julho último, na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos da América (EUA).
Os estudantes angolanos são de um complexo escolar privado e conquistaram ainda o terceiro lugar no Top Winner’s das Olimpíadas de Matemática Horizon, durante a competição, que decorreu na cidade de Nova Iorque.
Participaram na competição estudantes de nove países, designadamente Angola, Tanzânia, Vietnam, Mongólia, Malásia, Azerbaijão, Quirguistão, Filipinas e EUA.
Um dos maiores destaques da participação angolana foi o estudante Ariel Alexandre Vilarinho Bernardo, que além da medalha de ouro, foi distinguido com o terceiro lugar na categoria 4 da Olimpíada de Matemática, figurando entre os Top Winners do evento.
Também com desempenhos de excelência estiveram os estudantes Etienne Ricardo Bernardo Panzo e João de Rosária Correia, ambos galardoados com medalhas de ouro, sendo que este último obteve igualmente uma medalha de prata e uma menção honrosa.
Outras menções honrosas de participação foram atribuídas aos estudantes Neliane Carina Gomes Pereira Inglês, Jowetungway Ulika Vieira da Silva, Armando Capuca Panzo Baptista, Edna Cristina Pires Delgado e João de Rosária Correia.
Com este resultado, Angola reforça a sua posição no panorama das competições internacionais de conhecimento, evidenciando o potencial académico da nova geração e o impacto do investimento em educação de qualidade, refere uma nota distribuída a imprensa.
O programa da competição incluiu diversas categorias competitivas, nomeadamente matemática, programação e robótica, arte, ciência e produção de curtas-metragens.
As "Olimpíadas Horizon" são uma competição que visa promover o intercâmbio académico e cultural entre jovens talentos de diferentes partes do mundo, incentivando a excelência no domínio das ciências, tecnologia e artes e o estímulo ao raciocínio lógico e científico entre os estudantes.