Porto do Lobito recebe avaliação positiva de auditores da MC Cerification


Luanda - O Porto do Lobito obteve, há dias, avaliação positiva do seu Sistema de Gestão Integrado, feita pela auditora MS Certification, no âmbito das Normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, segundo o JA Online.
A fonte cita um documento, sublinhando que a empresa portuária obteve avaliação positiva da MS Certification em qualidade da gestão, protecção ambiental e segurança e saúde ocupacional.
A equipa de auditores da MS Certification trabalhou, durante uma semana, nas instalações portuárias, onde verificou o cumprimento das recomendações deixadas aquando da certificação inicial.
O director-geral da MS Certification Nigéria e auditor-líder, Nken Jonah, salientou o profissionalismo e o empenho dos colaboradores do Porto do Lobito, tendo destacado a forma como aplicam, no dia-a-dia, as boas práticas de gestão.
“Ficámos impressionados com o conhecimento técnico e a confiança demonstrada pelos funcionários, durante as entrevistas, sempre alinhados às directrizes e objectivos estratégicos da empresa”, afirmou.
O auditor-líder felicitou a administração portuária pela aposta nas Normas ISO, tendo referido que esta decisão representa um passo sólido na consolidação do reconhecimento internacional do Porto do Lobito.
“Hoje celebramos a competência deste membro no universo das boas práticas de gestão integrada. Endereçamos as nossas felicitações ao Conselho de Administração e reafirmamos o nosso total apoio”, disse.
Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, garantiu, em nome dos trabalhadores da empresa, que continuará a investir na melhoria contínua da performance da instituição portuária.
“O nosso compromisso é permanente e vamos prosseguir, com dedicação e rigor, no caminho da excelência”, concluiu.
Melhor participação
A empresa portuária foi distinguida com o prémio de “Melhor participação de Empresas”, na V edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorreu em Benguela, um evento que reuniu expositores de todo o país, para promover a inovação, o desenvolvimento e as boas práticas de gestão.
A distinção reconhece o papel estratégico da infra-estrutura portuária na dinamização da economia nacional, pela excelência dos serviços prestados e pelo contributo decisivo para o fortalecimento das cadeias logísticas e comerciais em Angola e na região da África Austral.
Durante o certame, o Porto do Lobito apresentou um conjunto de projectos de modernização e expansão, destacando os investimentos em infra-estruturas portuárias, digitalização de processos e o reforço da capacidade operacional.
Ao longo do evento, foi exibida uma maquete geral da empresa, incluindo os terminais, que ilustrou a visão de crescimento e competitividade para os próximos anos. Estas iniciativas, segundo o gestor do Porto do Lobito, visam posicionar a instituição como um “hub logístico” de referência, respondendo à crescente procura pelos serviços do Corredor do Lobito, que liga Angola à República Democrática do Congo e à Zâmbia.