Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Benguela acolhe acampamento de estudantes universitários

Estudantes angolanos no Campus Universitário
Estudantes angolanos no Campus Universitário Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 09h16 22/08/2025

Benguela – Mais de 300 estudantes universitários de instituições públicas e privadas, provenientes de 17 províncias do país, participam, de 19 a 23 do corrente mês, em Benguela, num acampamento nacional.

Na abertura do acampamento, a secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, destacou a importância do ensino superior como ferramenta de transformação social e de resposta aos desafios globais, sublinhando que os estudantes “adquirem competências e habilidades capazes de ampliar horizontes e dar respostas aos desafios de um mundo cada vez mais globalizado.

Sublinhou que os estudantes universitários devem assumir-se como agentes de mudança, preparados para transformar o conhecimento em desenvolvimento, tendo encorajado os mesmos a investir em sectores estratégicos, como agricultura, tecnologias de informação e comunicação, energias renováveis e turismo.

Danila Bragança defendeu que cada conquista individual, seja uma licenciatura, investigação científica ou projecto empreendedor, representa um contributo colectivo para a elevação do país.

"A juventude académica tem também um papel decisivo na consolidação da paz, na defesa da democracia e na promoção de uma cidadania e responsável", enfatizou.

Referiu que a universidade não deve ser apenas um espaço de transmissão de saberes, mas um viveiro de soluções para os problemas concretos do país, tendo reiterado o compromisso do Executivo, através do Plano Desenvolvimento da Juventude 2025-2027, em continuar promover, medidas e políticas que valorizem o talento juvenil e ampliem as suas oportunidades de formação.

Por seu lado, o presidente da AEUPA, Nielton Tima, lembrou que o encontro visa promover uma reflexão sobre o papel da juventude na construção do país, adiantando que acredita que a juventude é a força de qualquer nação e constitui-se em espaço de debate e partilha de ideias sobre os principais desafios académicos, sociais e profissionais que a sociedade enfrenta.

Promovido pela Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA), o acampamento decorre sob o lema “Angola 50 anos de independência: o papel do estudante universitário no desenvolvimento sustentável e na construção de um futuro próspero”.

PUBLICIDADE