Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Assinado memorando entre Angola e África do Sul na área de estatística

Assinatura de memorando de entendimento
Assinatura de memorando de entendimento Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h23 23/08/2025

Luanda - O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola e a sua congénere sul-africana assinaram, sexta-feira, um Memorando de Entendimento para partilha de conhecimentos e experiências. 

 A cerimónia decorreu na África do Sul, no quadro da visita de trabalho que a delegação do Instituto Nacional de Estatística de Angola efectuou àquele país, de 21 a 22 de Agosto.

Pela parte angolana, rubricou o documento o director-geral do INE, Joel Futi, e pela parte sul africana o estaticista geral do Statistics South Africa, Risenga Maluleke.

Um comunicado que o JA Online faz referência, indica que o instrumento representa um passo importante para a consolidação da cooperação técnica entre os dois institutos, permitindo, além da partilha de conhecimentos e experiências, o estabelecimento de mecanismos de colaboração sustentada, com benefícios mútuos para o desenvolvimento estatístico de ambos os países.

A iniciativa reafirma o compromisso comum em elevar os padrões de produção estatística, tornando os sistemas nacionais mais eficientes, transparentes e alinhados com as boas práticas internacionais.

O INE reitera, assim, a sua determinação em continuar a trabalhar com parceiros estratégicos regionais e internacionais, contribuindo activamente para o fortalecimento do Sistema Estatístico Nacional, tornando-o mais robusto, moderno e orientado para as necessidades reais do país.

A visita da delegação do Instituto Nacional de Estatística, chefiada pelo director-geral, Joel Futi, teve como objectivo promover a troca de experiências e aprofundar as relações institucionais com a congénere Statistics South Africa.

PUBLICIDADE