Prémio Nacional de Ciência 2025 regista 178 obras concorrentes


Luanda – O Júri da segunda edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação 2025 está a avaliar 178 projectos científicos concorrentes nas oito categorias a concurso.
O Prémio Nacional de Ciência e Inovação, cuja gala de premiação está prevista para Novembro próximo, contempla as categorias de Ciência, Inovação, Invenção, Carreira, Mulher Cientista, Jovem Cientista, Jovem Inovador e Jovem Inventor.
Numa conferência de imprensa, realizada sexta-feira última, em Luanda, o vice-presidente do júri, Francisco Xivango, falou sobre as candidaturas elegíveis, a avaliação científica em curso e as expectativas estratégicas para a gala de premiação da segunda edição do prémio, destacando os critérios e indicadores de participação e as garantias de transparência do processo de avaliação.
Francisco Xivango disse que a análise será feita nas publicações científicas e igualmente será avaliada as contribuições dos projectos, no âmbito da inovação e da possibilidade de os mesmos serem implementados no país.
Sublinhou que as avaliações estarão focadas nas contribuições dadas para o incremento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, a partir de pessoas que tiveram carreira de docência, entre outros instrumentos de apreciação.
Explicou que, a partir de Setembro próximo, será feita a avaliação documental dos 178 candidatos aprovados e os prémios serão atribuídos em função do desempenho de cada um.
Instituído por Decreto Executivo, em Maio de 2024, o Prémio Nacional de Ciência e Inovação visa estimular e reconhecer a contribuição de investigadores científicos, inventores e inovadores nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, para o desenvolvimento sustentável de Angola.
A presente edição é organizada pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) e financiada pelo Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT).