Emirados Árabes Unidos doa medicamentos a Angola


Luanda - Os Emirados Árabes Unidos doaram, este domingo, em Luanda, nove paletes com 239 caixas de meios médicos e medicamentos essenciais, num total de 922 quilogramas de material, com vista a reforçar a assistência médica e medicamentosa, em Angola.
A doação, segundo uma nota de imprensa, destina-se especialmente aos níveis primário e secundário de atenção à saúde, alinhando-se aos esforços contínuos do Ministério angolano da Saúde para melhorar o acesso da população aos cuidados essenciais.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que recebeu a doação, destacou a importância do gesto, que se enquadra na estratégia de modernização do sector, que tem como prioridade a prestação de serviços de saúde mais eficientes, humanizados e com maior cobertura territorial.
“Estamos a trabalhar para formalizar um memorando de entendimento com os Emirados Árabes Unidos, que abrangerá áreas de elevada complexidade, como cirurgias cardíacas, transplantes e a formação de quadros nacionais”, revelou a ministra da Saúde.
Sílvia Lutucuta visitou, domingo, o Centro de Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos Essenciais (CECOMA), onde acompanhou “in loco” o processo de recepção, verificação e organização da doação.
Por seu lado, o co-presidente da Burjul Holdings, Safeer Ahamed, salientou que a remessa inclui antibióticos, analgésicos e medicamentos para o tratamento de doenças crónicas, reforçando o compromisso dos Emirados Árabes Unidos com a cooperação internacional, no domínio da saúde.
Recorde-se que esta entrega complementa uma doação anterior, em que Angola recebeu 25 ambulâncias de suporte avançado, oferecidas pelos Emirados Árabes Unidos, visando reforçar a logística sanitária e melhorar o sistema de referência e contra-referência nos municípios.
A nota de imprensa ressalta que a crescente parceria entre Angola e os Emirados Árabes Unidos demonstra o compromisso mútuo com a equidade na distribuição de recursos médicos e a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde pública no país.