Afrobasket 2025 impulsionou turismo em Angola


Luanda - Angola recebeu 26.414 turistas, no período entre 15 e 17 de Agosto de 2025, resultado directo do impacto do Campeonato Africano de Basquetebol (AfroBasket 2025) e das comemorações dos 50 anos da Independência.
De acordo com o JA Online, uma nota do Ministério do Turismo indica que as províncias do Namibe e do Cuanza-Sul registaram 100% de ocupação hoteleira, seguidas por Moxico e Huíla, com taxas acima de 90%. No total, a taxa média de ocupação foi de 69,3% nos hotéis e 68,8% noutros tipos de alojamento.
Apontou que pela província do Namibe, que acolheu os jogos da fase de grupos do Afrobasket entre 13 e 17 de Agosto, passaram 7.670 turistas, dos quais 2.970 estrangeiros oriundos da África do Sul, Namíbia, Reino Unido e países participantes do torneio, como Sudão do Sul, Líbia, Cabo Verde, Congo, Rwanda, Mali, Senegal e Eritreia.
Cerca de 4.700 visitantes nacionais viajaram de províncias como Huíla, Cunene, Benguela, Luanda e Huambo para apoiar a Selecção nacional e conhecer os pontos turísticos locais.
Entre os locais mais procurados estiveram as Colinas do Curoca, Lagoa do Arco, Dunas do Deserto, Praia do Soba, Piscinas Naturais do Piambo, a Welwitschia Mirabilis e a Foz do Rio Cunene.
O documento refere que o sector do turismo arrecadou cerca de 210 milhões de kwanzas no período, impulsionado pela procura em hotelaria, restauração, agências de viagens, serviços de guias, transportes e rent-a-car.
Além do impacto económico, o Afrobasket proporcionou ao Namibe ampla exposição mediática e fomentou a criação de novos postos de trabalho, sobretudo para jovens, reforçando a imagem da província como um destino turístico de excelência no sul de Angola.