Jornalistas vão beneficiar de aumento salarial de 27% a partir de Outubro


Luanda - Os jornalistas dos órgãos de Comunicação Social públicos vão beneficiar de um aumento salarial de 27 % a partir do mês de Outubro deste ano, foi anunciado esta quinta-feira, em Luanda.
Segundo notícia do JA Online, a informação foi avançada pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, em conferência de imprensa, tendo acrescentado que os restantes 31% serão executados a partir de Janeiro de 2026, para completar os 58% referente ao ajustamento salarial dos jornalistas.
A medida foi anunciada após uma reunião entre o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), e os presidentes dos Conselhos de Administração das empresas públicas do sector.
O encontro serviu, também, para discutir o processo de actualização salarial e progressão de carreiras dos profissionais da comunicação social pública.
De acordo com o secretário de Estado, o objectivo é valorizar o capital humano, tendo destacado, também, os programas de modernização dos órgãos públicos, a melhoria das condições de trabalho e medidas sociais como a Caixa de Providência Social, que já dispõe de um centro médico para apoiar trabalhadores e familiares.
Apesar do sindicato ter agendado uma assembleia para discutir a possibilidade de uma greve, Nuno Caldas sublinhou que o Governo apresentou uma proposta dentro das reais capacidades, garantindo a continuidade do diálogo com os representantes da classe.