TELEVISãO
Japão apoia Angola a desenvolver Televisão Digital Terrestre
16/08/2025 10h06
Luanda - Um Acordo de Troca de Notas sobre o Projecto de Desenvolvimento da Rede de Transmissão de Televisão Digital Terrestre foi assinado, esta sexta-feira, em Luanda, entre Angola e o Japão.
O acordo foi assinado pelo director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, José Paulino Cunha da Silva, e o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão acreditado em Angola, Hiroaki Sano.
O Acordo de Troca de Notas concernente ao Projecto de Desenvolvimento da Rede de Transmissão de Televisão Digital Terrestre visa actualizar e modernizar as infra-estruturas de telecomunicações angolanas, alinhando-as aos padrões internacionais, lê-se numa nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
A nota dá conta que o acrodo visa igualmente ampliar o acesso à educação, informação e cultura, além de promover a coesão social e estimular a participação cívica.
O embaixador do Japão em Angola destacou a importância estratégica do projecto, afirmando que este contribuirá substancialmente para o desenvolvimento de Angola e, consequentemente, de África.
Por sua vez, o director de Cooperação Internacional das Relações Exteriores expressou satisfação pela importância do acordo, que abrange o financiamento e implementação do Projecto de Transmissão de Televisão Digital Terrestre, que representa um salto qualitativo tecnológico em Angola.
O Projecto de Desenvolvimento da Rede de Transmissão de Televisão Digital Terrestre (TDT) visa a modernização e ampliação da infra-estrutura de transmissão televisiva de um país ou região, permitindo a transição do sinal analógico para digital.
Segundo se esclarece, um projecto desta natureza permite melhorias significativas na qualidade de imagem e som, maior número de canais disponíveis e mais eficiência no uso do espectro radioeléctrico.