POLICIA
Ministro do Interior anuncia reforço da segurança pública nas estradas

30/08/2025 22h23
Lubango - O ministro do Interior, Manuel Homem, anunciou, este sábado, no Lubango, que a Polícia Nacional vai expandir, este ano, o plano especial de segurança pública nas estradas do país, para reduzir o índice de sinistralidade rodoviária e garantir maior tranquilidade aos utentes.
O governante falava após a inauguração da 8ª esquadra policial, no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, com o objectivo de reforçar a segurança pública e aproximar os serviços da Polícia Nacional junto das comunidades.
Na ocasião, disse que a a iniciativa, denominada "segurança nas estradas" prevê o reforço da fiscalização, o aumento de efectivos destacados para as principais vias inter-provinciais e a realização de campanhas de sensibilização junto dos automobilistas e peões.
Apesar de não detalhar os métodos de funcionamento e a data do início do respectivo programa, afirmou que a medida se enquadra na estratégia do Ministério do Interior para prevenir acidentes de viação, assegurar a fluidez do trânsito e proteger vidas humanas, sobretudo, no período de maior movimento rodoviário.
Sublinhou que as acções vão privilegiar o combate às principais causas de acidentes, como excesso de velocidade, condução sob efeito de bebidas alcoólicas, uso de telemóveis durante a condução e sobrecarga de veículos.
Referiu que o plano será executado de forma articulada com os outros órgãos do Ministério do Interior, governos provinciais e parceiros da sociedade civil, numa lógica de responsabilidade partilhada, para garantir estradas mais seguras em todo o território nacional.
Em relação ao novo equipamento policial ora inaugurado, destacou que a unidade vai contribuir para melhorar a ordem e a tranquilidade públicas, assegurar maior capacidade de resposta às ocorrências criminais e garantir um atendimento mais célere e humanizado aos cidadãos.
Considerou que a aposta na expansão e modernização das infra-estruturas policiais em curso em todo o território nacional, responde às exigências da população em matéria de segurança, bem como ao compromisso do Executivo em criar condições dignas de trabalho para os efectivos da corporação.
Por sua vez, o governador da província da Huíla, Nuno Mahapi, afirmou que a esquadra vai desempenhar um papel essencial no combate à criminalidade de proximidade, sobretudo nos bairros periféricos do Lubango, onde se regista maior densidade populacional.
Construída numa área de dois mil metros quadrados, a nova esquadra dispõe de áreas administrativas, salas de interrogatório, celas de detenção, gabinetes de atendimento público e de apoio à família, numa perspectiva de garantir condições funcionais e humanas ao trabalho policial.