Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Secretária Executiva da CPLP recebeu presidente da Associação dos Estudantes Angolanos em Portugal

SG Executiva da CPLP concedeu audiência ao presidente da AEAP
SG Executiva da CPLP concedeu audiência ao presidente da AEAP Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h35 03/09/2025 - Actualizado às 14h35 03/09/2025

Luanda - A secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), recebeu em audiência, nesta terça-feira, em Lisboa, o presidente da Associação dos Estudantes Angolanos em Portugal (AEAP), Ayrton Pahula.

 Segundo uma nota de imprensa, o encontro serviu para abordar questões pertinentes relacionadas com o domínio da educação, num quadro em que os estudantes desempenham um papel essencial na afirmação da comunidade lusófona.

Durante a audiência, o presidente da AEAP apresentou à embaixadora as iniciativas em curso e os principais desafios que os estudantes angolanos enfrentam em território português.

Apontou igualmente a existência, no seio da CPLP, de cinco a seis associações estudantis oficialmente reconhecidas, entre as quais se encontram oito a nove núcleos de estudantes angolanos.

Nesta perspectiva, a diplomata informou ao representante da AEAP que o Secretariado da CPLP irá envidar esforços junto dos Estados-membros para assegurar melhores benefícios à camada estudantil.

Defendeu ainda a criação de uma associação estudantil da CPLP que integre todas as organizações representativas dos estudantes dos Estados-membros.

A secretária Executiva da CPLP manifestou a intenção de trabalhar, durante o seu mandato, para que os estudantes da comunidade disponham de um melhor conhecimento da Agenda CPLP e da importância estratégica da organização.

Enfatizou a necessidade de uma participação activa dos jovens, encorajou a promoção do associativismo e defendeu que considerem também a dimensão comunitária da CPLP para além das fronteiras nacionais.

Maria de Fátima Jardim transmitiu a disponibilidade do secretariado Executivo da CPLP para apoiar atividades organizadas pelas associações estudantis e recordou que a agenda da instituição contempla programas especificamente dirigidos à juventude e à educação*.

Fundada em 1984, a Associação de Estudantes Angolanos em Portugal (AEAP) é uma organização representativa dos estudantes angolanos que residem em Portugal.

Esta instituição é de natureza académica, social e cultural, sem fins lucrativos, religiosos e políticos, cuja missão centra-se na defesa dos interesses dos estudantes angolanos que residem em Portugal.

O actual Plano Estratégico de Cooperação em Educação da CPLP para o período de 2022 a 2026 (PECE-CPLP 2022-2026) representa um compromisso colectivo de cooperação horizontal e estruturante entre os Estados-Membros no setor da educação.

Trata-se de um mecanismo abrangente e integrador de sinergias no âmbito da educação, que pretende dar respostas aos interesses e prioridades nacionais dos Estados-Membros.

 

PUBLICIDADE