Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Inaugurado Parque fotovoltaico do Bailundo

Inauguração do parque fotovoltaico do Bailundo
Inauguração do parque fotovoltaico do Bailundo Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h55 04/09/2025 - Actualizado às 11h55 04/09/2025

 Luanda - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou, quarta-feira, o parque solar fotovoltaico do Bailundo, que beneficia 22.800 habitantes, e o sistema de electrificação do município de Chicala Cholohanga, também na província do Huambo, que fornece energia eléctrica a mais de 52 mil pessoas.

 Um comunicado, citado pelo JA Online, sublinha que o parque solar está implantado numa área de 13,9 hectares, cuja capacidade permite a electrificação de 1700 casas.

Refere que com este projecto, a província deixa de gastar 86.000 litros de combustível por ano, poupando mais de 25 milhões de kwanzas por ano aos cofres públicos, além de gerar cerca de 150 postos de trabalho directos.

O parque tem uma potência instalada de 7.800 MWp nos 15.600 painéis solares montados, cujas obras duraram 24 meses, e evita emissões de gases poluentes e inimigos do ambiente na ordem das 15.120 toneladas de CO2 por ano.

O comunicado adianta que a aposta em parques solares tem respaldo no compromisso assumido pelo Presidente João Lourenço, aquando da participação, em 2021, na Cimeira do Clima, em Glasgow, Escócia.

O potencial de Angola em termos de energia solar situa-se na ordem dos 2.100 kWh/m2/ano.

Chicala Cholohanga

O projecto de Chicala Cholohanga permitiu a ligação do município à rede nacional de electricidade a partir da subestação do Cachiungo, permitindo 400 ligações domiciliárias.

Entre os ganhos, destaca-se a poupança significativa aos cofres do Estado, visto que os grupos geradores deixam de estar ligados, além da salvaguarda da vertente ambiental.

Segundo o comunicado, são infra-estruturas do sector com enorme impacto social e económico, aumentando, de forma directa, a taxa de electrificação nacional e elevando a qualidade de vida das populações, providenciando um número significativo de empregos, dinamizando a economia da região, com o surgimento de novos negócios e alavancando outros sectores da vida nacional.

Estes projectos demonstram, de forma clara, a atenção especial do Executivo no sentido de electrificar o país, uma das prioridades inscritas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN).

Ucuma

O secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, em representação do ministro João Baptista Borges, presenciou o acto de consignação, para o início das obras, do projecto de electrificação, num período de 12 meses, dos municípios do Ucuma, Chinjenje, Longonjo, Alto Hama, Londuimbale e Chipipa.

PUBLICIDADE