Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Segunda edição do Raid Okavango percorre o país

Raid Okavango percorre províncias de Angola e a Zâmbia e a Namíbia
Raid Okavango percorre províncias de Angola e a Zâmbia e a Namíbia Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 12h54 15/09/2025

Luanda – Pelo menos 140 turistas nacionais e estrangeiros participam na edição do Raid Okavango, que percorre, desde sábado último, localidades nas províncias do Huambo, Huíla, Cubango e Cuando, em Angola, e na Zâmbia e Namíbia, durante 10 dias.

Numa iniciativa da Agência Nacional para o Investimento da Região Angolana do Okavango (ANAGERO), a caravana já passou pela nascente do rio Cubango, monte de Nossa Senhora de Fátima e albufeira do Gove, na província do Huambo.

Também já esteve na Missão Católica e nas quedas de Tchitchalala, na província da Huíla, estando ainda agendadas visitas a atracções turísticas e histórico-culturais nas províncias do Cubango e Cuando, assim como na Zâmbia e na Namíbia.

Em declarações à imprensa, na cerimónia de lançamento do raid, o vice-governador do Huambo para os sectores Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, afirmou que esta segunda edição reafirma a centralidade da província como ponto de origem do rio Cubango, um dos rios mais importantes da África Austral.

Recordou que, tal como na primeira edição, o Huambo ser o ponto de partida do raid traduz o simbolismo por ser a nascente do rio que atravessa a Namíbia e o Botswana, consolidando a ligação entre os povos da região.

Participam no raid turistas de várias nacionalidades, nomeadamente Angola, Estados Unidos da América, Brasil, Portugal, China, África do Sul, Zâmbia, Botswana e Zimbabwe, demonstrando a crescente abertura do mesmo ao mundo.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da ANAGERO, Rui Lisboa, disse tratar-se de uma edição especial, por coincidir com as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, o que motivou a ampliação do período, de 06 para 10 dias, comparativamente a edição anterior.

Rui Lisboa explicou que a programação foi enriquecida com visitas a locais emblemáticos da história e da memória colectiva do país, como o Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale, para além das paisagens naturais e culturais das províncias incluídas.

Afirmou que o evento visa dar a conhecer a componente angolana do Okavango, menos divulgada no cenário turístico mundial, mas com grande potencial para atrair visitantes e investimentos.

O Raid Okavango é uma expedição organizada para visita aos principais pontos turísticos da região angolana do Okavango, que se estende pelas províncias do Huambo, Bié, Moxico, Huila, Cunene, Cubango e Cuando.

O evento visa proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer e desfrutar dos atractivos turísticos da região, proporcionar aos potenciais investidores um melhor conhecimento do potencial da região e oportunidades de negócio e a abertura de rotas turísticas para serem operacionalizadas pelos operadores do turismo.

Visa ainda sinalizar as principais áreas de interesse turístico na região, criar oportunidades de negócio, ao longo do roteiro a percorrer, promover a cultura, através da exibição de grupos culturais e venda de artesanato, bem como fomentar acções de sensibilização e preservação do património natural e cultural da região.

PUBLICIDADE