Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Ordem dos Advogados presta assistência gratuita na Huíla

Logotipo da Ordem de advogados de Angola
Logotipo da Ordem de advogados de Angola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 15h24 15/09/2025 - Actualizado às 15h24 15/09/2025

Luanda - Vinte e sete cidadãos nacionais foram assistidos por juristas, gratuitamente, na província da Huíla, durante uma feira jurídica promovida pelo Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola (OAA).

 A actividade, realizada sábado, enquadra-se nas festividades dos 29 anos da institucionalização do Dia Nacional do Advogado, a assinalar-se a 20 deste mês, sob o lema “A ordem somos todos nós”.

Os causídicos receberam, maioritariamente, casos de natureza familiar, sobretudo de prestação de alimentos e de reconhecimento de união de facto por morte, bem como de processos civis, laborais e criminais.

Na ocasião, o presidente do Conselho Provincial da OAA na Huíla, Everdoso Tchiangalala, disse que se trata de uma acção social enquadrada no papel social da Ordem, que visa garantir aos cidadãos o acesso à justiça e à assessoria jurídica, independentemente da sua condição financeira.

Adiantou que a acção terá continuidade a 26 deste mês, no mercado informal do Mutundo, sendo que cada consulta realizada terá acompanhamento institucional gratuito.

“Não podemos permitir que o cidadão seja privado do seu direito fundamental por incapacidade económica. Esta é uma forma de aproximar a OAA junto à comunidade e reforçar a cultura jurídica”, disse à Angop.

O programa comemorativo ao 29.º aniversário da OAA, aberto a 12 deste mês, com uma campanha de doação de sangue à Maternidade “Irene Neto”, inclui uma mesa-redonda de debate, actividades desportivas, além da participação de uma delegação de mais de 40 advogados da província na conferência nacional da classe, a decorrer na província do Bié.

PUBLICIDADE