Províncias da Huíla e Namibe estarão ligadas a linha de energia Gove-Matala
Luanda - As províncias da Huíla e do Namibe entram dentro de dias no Sistema Eléctrico Nacional com o fim da empreitada da linha Gove-Matala, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Energias e Águas, enviada ao jornal de Angola.
O documento sublinha que a linha Gove–Matala tem 213 quilómetros e 220 KV, e vai beneficiar um milhão de habitantes nos municípios da Matala, Quipungo, Capelongo, Lubango, Humpata, Chibia, Bibala e Moçâmedes.
Indica que a energia que vai alimentar estas localidades é de boa qualidade e conta com uma fonte de energia limpa e amiga do ambiente, poupando em combustível em grande escala, reduzindo assim os gastos nos cofres do Estado.
“Com energia mais barata e disponível, a economia regional vai ser fomentada, e com a industrialização da região mais postos de trabalho vão ser criados”, lê-se na nota.
A linha Gove-Matala fica concluída nas próximas semanas, sendo entregue aos habitantes da Região Sul de Angola. Isso vai reforçar a aposta do Executivo no desenvolvimento sustentável do país.