ENSINO
Aberto oficialmente ano lectivo 2025-2026

02/09/2025 13h03
Luanda– A ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, revelou, esta segunda-feira, em Luanda, que cerca de nove milhões e 700 mil alunos estão matriculados no ensino geral, em todo o país, para estudarem no ano lectivo 2025/2026.
Maria do Rosário Bragança, que discursava na cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2025-2026 no ensino geral, que decorreu sob o lema “Aprender com tecnologia, inovar com criatividade e transformar com paixão”, destacou que aproximadamente um milhão e 900 mil crianças ingressam pela primeira vez no sistema de ensino.
Deu a conhecer que estão disponíveis cerca de 130 mil salas de aulas, um aumento de três mil 347 novas salas, em relação ao ano anterior, reforçando a capacidade de acolhimento de alunos, em todo o país.
Adiantou que, no âmbito da Política Nacional de Educação Especial orientada para a inclusão escolar, foram capacitados 169 professores em atendimento educativo especializado, no projecto "Escola de Todos", assim como foram elaborados três mil manuais de procedimentos técnicos do funcionamento das Escolas de Recursos Multifuncionais para atendimento dos alunos com necessidades especiais.
A ministra de Estado sublinhou que mais de 60 mil professores foram formados, entre 2019 e 2024, e mais de 200 obtiveram mestrados em metodologias específicas.
Para além do livro escolar e da massificação do hábito de leitura e proficiência da língua, através do Plano Nacional de Leitura, o Executivo aprovou, em Abril passado, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê beneficiar mais de cinco milhões de crianças da educação pré-escolar ao ensino primário, revelou Maria do Rosário Bragança.
Referiu ainda que está em curso um projecto, denominado “Aprendizagem na Idade Certa”, Iniciado este ano para garantir que todas as crianças dominem as competências básicas em literacia e numeracia, tendo já capacitado, na sua fase piloto, 422 professores para atenderem 55 mil alunos, em 73 escolas.
Disse que foi lançado um projecto de recuperação do atraso escolar no ensino regular, que atende crianças dos 0 aos 14 anos, cujo foco é reduzir o desfasamento entre a idade e a classe dos alunos, tendo sido atendidos cerca de 580 mil alunos, em mais de 13 mil e 900 turmas, distribuídos por três etapas das primeira a sexta classes.
Destacou também ainda o apoio à formação agrícola e rural com a implementação de projectos, por ser uma aposta do Executivo a formação técnico-profissional estar alinhada às exigências do desenvolvimento do país, revelando que foram reabilitados e equipados 12 institutos médios agrários e elaborados os seus planos curriculares, além da formação de professores.
Realçou que o lema “Aprender com tecnologia, inovar com criatividade e transformar com paixão” reflecte o compromisso do Executivo em modernizar o sistema educativo, através de projectos como a "Escola Digital" e o "Xilonga", com conteúdos curriculares online, assim como programas voltados para a formação técnica e profissional.
Enfatizou a necessidade de um compromisso renovado de todos com a qualidade da educação e com a formação integral das novas gerações.
Assistiram a cerimónia, deputados, membros do Executivo, professores, alunos e representantes de organizações nacionais e internacionais, assim como associações de professores e de ensino.