LUTO
Morreu jornalista Guilherme Galiano

15/09/2025 11h00
Luanda - O jornalista e antigo presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo, Guilherme Galiano, morreu, este domingo, em Lisboa (Portugal), aos 64 anos, vítima de doença prolongada.
Guilherme Narciso Velasco Galiano nasceu na cidade de Benguela, aos 28 de Setembro de 1960, tendo crescido no Lobito e em Luanda.
Em Dezembro de 1981, partiu para Portugal, onde viveu durante 28 anos, tendo desenvolvido a sua carreira profissional nas rádios Universitária do Tejo (RUT) onde apresentou o programa “A Voz do Kilimanjaro”, Comercial (1986-1992) Clube Português (1992-1994).
Posteriormente, ingressou no projecto Canal África que deu origem à RDP África, sendo um dos seus fundadores, tendo feito ainda parte do programa “Kandandu”, uma co-produção televisiva entre a RTP e a TPA, onde começou como produtor musical e depois apresentador, em substituição do já falecido também André Mingas.
Em 2009, regressa a Angola, em resposta a um convite para exercer o cargo de director de programas da TV Zimbo, a primeira televisão privada de Angola, criada um ano antes.
Durante 11 anos na TV Zimbo, Guilherme Galiano exerceu também as funções de director de informação e de projectos especiais e, até Agosto de 2020, ocupou o cargo de presidente do seu Conselho de Administração.
No Lobito era conhecido por "Lhé Lhé", e nas lides do basquetebol, como jogador federado e internacional, por "Kabangu".