ENERGIA

Províncias da Huíla e Namibe estarão ligadas a linha de energia Gove-Matala

Rede de distribuição de Energia eléctrica (Arquivo) - jornaldeangola
Rede de distribuição de Energia eléctrica (Arquivo)Imagem: jornaldeangola

24/09/2025 11h54

Luanda - As províncias da Huíla e do Namibe entram dentro de dias no Sistema Eléctrico Nacional com o fim da empreitada da linha Gove-Matala, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Energias e Águas, enviada ao jornal de Angola.

 O documento sublinha que a linha Gove–Matala tem 213 quilómetros e 220 KV, e vai beneficiar um milhão de habitantes nos municípios da Matala, Quipungo, Capelongo, Lubango, Humpata, Chibia, Bibala e Moçâmedes.

Indica que a energia que vai alimentar estas localidades é de boa qualidade e conta com uma fonte de energia limpa e amiga do ambiente, poupando em combustível em grande escala, reduzindo assim os gastos nos cofres do Estado.

“Com energia mais barata e disponível, a economia regional vai ser fomentada, e com a industrialização da região mais postos de trabalho vão ser criados”, lê-se na nota.

A linha Gove-Matala fica concluída nas próximas semanas, sendo entregue aos habitantes da Região Sul de Angola. Isso vai reforçar a aposta do Executivo no desenvolvimento sustentável do país.

Mais lidas


Últimas notícias