Executivo realça importância de proporcionar habitações cada vez mais dignas


Luanda - O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação destacou, domingo, em comunicado de imprensa, a importância de todos continuarem a trabalhar juntos em prol da criação de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
No documento, segundo o JA Online, por ocasião do Dia Mundial do Habitat, a assinalar-se esta segunda-feira, o ministério reafirma o compromisso do Executivo angolano em continuar a trabalhar alinhado com a Estratégia a longo prazo do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, para garantir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre as prioridades do Executivo, salienta o documento, constam, também, a Nova Agenda Urbana, visando proporcionar zonas urbanas mais aceitáveis, habitações cada vez mais dignas, assim como a promoção de políticas, programas e projectos capazes de apoiar o desenvolvimento harmonioso e equilibrado e a melhoria da qualidade de vida da população.
Para saudar a data, o Ministério das Obras Públicas vai organizar diversas actividades de reflexões, debates e recolhas de contribuições sobre ordenamento do território, gestão de terras e urbanismo e habitação, com vista a dinamizar e conferir maiores espaços para a discussão e promoção de soluções sustentáveis no domínio do ordenamento do território, urbanismo e habitação.
O Dia Mundial do Habitat, que se celebra todas as primeiras segundas-feiras do mês de Outubro, desde 2014, quando foi implementado pelo programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), Agência especializada da Organização das Nações Unida (ONU), tem este ano o lema “Resposta a Crises Urbanas”.
Para este ano, o objectivo do UN-Habitat é realçar a necessidade de enfrentar desafios que afectam os assentamentos humanos, tendo em conta o Dia Mundial das Cidades, que este ano é realizado sob o lema “Cidades inteligentes, centradas nas pessoas”, como forma de reforçar o papel da tecnologia e inovação na construção de espaços urbanos mais inclusivos e resilientes.