Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Ministra da Saúde de Portugal destaca relevância do Complexo Hospitalar "Pedalé"

Ministra da saúde de Portugal visita Hospital Pedalé em Luanda
Ministra da saúde de Portugal visita Hospital Pedalé em Luanda Imagens: MINSA

Redacção

Publicado às 12h16 06/10/2025 - Actualizado às 12h16 06/10/2025

Luanda - A ministra da Saúde de Portugal, Ana Martins, visitou, na última sexta-feira, o Complexo Hospitalar General Pedro Maria "Tonha Pedalé”, em Luanda, uma das mais modernas infra-estruturas de saúde construída em Angola.

 Durante a visita a governante portuguesa foi acompanhada pela ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, que apresentou as áreas clínicas, os equipamentos de alta tecnologia e os modelos de gestão implementados na unidade hospitalar, segundo notícia do JA Online.

Após a visita, a ministra Ana Martins destacou a relevância do hospital e o impacto transformador das políticas públicas de saúde em curso no país.

Realçou, também, que Portugal continuará a apoiar Angola na formação de médicos, tanto em Medicina Geral e Familiar como noutras especialidades, incluindo a presença de especialistas portugueses em hospitais angolanos.

“Tal como já foi referido pela ministra da Saúde de Angola, esta visita tem três eixos fundamentais. O primeiro é o reforço da cooperação bilateral, com base no Memorando de Entendimento e protocolos já existentes, sobretudo na formação especializada de quadros médicos”, sublinhou.

O segundo eixo é a cooperação no combate ao VIH/SIDA, particularmente no contexto do Congresso Nacional dos 20 anos do Programa de Luta contra o VIH/SIDA, no qual ambas as ministras participaram.

O terceiro foi a observação directa de modelos de gestão e funcionamento de unidades de saúde de diferentes níveis de complexidade, desde unidades de cuidados primários até o hospital visitado.

Ana Martins assinalou, ainda, a importância da sustentabilidade no acesso a medicamentos e terapias, sublinhando o papel crucial das indústrias farmacêuticas e da biotecnologia como parceiras no esforço global para garantir o acesso universal à saúde.

Por sua vez, a ministra Sílvia Lutucuta reforçou o compromisso de Angola com a formação de quadros e agradeceu a cooperação contínua com Portugal.

O Complexo Hospitalar Pedalé é uma unidade de alta complexidade, de acesso por via de encaminhamento médico, com foco no tratamento de doenças graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC), cancro da mama, cirurgias de alta complexidade e investigação clínica.

 

PUBLICIDADE