Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Namibe vai dispor de centro de hemodiálise

Equipamento de um centro de hemodiálise
Equipamento de um centro de hemodiálise Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h19 07/10/2025

Moçâmedes – A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, revelou, esta segunda-feira, que o Centro de Hemodiálise do Namibe, localizado no hospital “Ngola Kimbanda”, entra em funcionamento esta semana.

Em declarações à imprensa, depois de uma visita de constatação, acompanhada pelo governador do Namibe, Archer Mangueira, Sílvia Lutucuta sublinhou que os equipamentos estão todos instalados e estão criadas as condições para se iniciar as sessões de diálise.

Sílvia Lutucuta explicou que, além dos serviços de hemodiálise, o centro terá capacidade para atender doentes em tratamento agudo, contínuo e intermitente, bem como uma enfermaria de nefrologia, que até agora só existia nas províncias de Luanda, Huambo e Benguela.

Adiantou que foi criada igualmente uma nova unidade de cuidados intensivos com sete camas, equipada para prestar assistência diferenciada.

Por seu lado, o director do hospital “Ngola Kimbanda”, Luís Cardoso, informou que o novo centro de hemodiálise vai dispor de 19 camas para atendimento de pacientes renais e capacidade para atender até 114 doentes por dia, em três turnos.

O centro, revelou, vai contar também com uma sala de isolamento, farmácia, área administrativa e uma moderna unidade de cuidados intensivos, infra-estruturas que vão melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que actualmente são obrigados a procurar tratamento nas províncias da Huíla e de Benguela.

A construção do centro de hemodiálise do Namibe iniciou no segundo semestre de 2024, no âmbito do programa de expansão e modernização da rede hospitalar do país, levado a cabo pelo Executivo angolano.

PUBLICIDADE